Tudo Sobre Ratos Twister



CURIOSIDADES
O Mecol ou Twister é um roedor da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento. É um animal de hábitos noturnos.Com diversos tamanhos, estes roedores são excelentes animais de estimação e de fácil manejo, muito procurados em lojas de pequenos animais.O Mecol e o Topolino (camundongo: espécie Mus musculus) pertencem a família dos Murídeos (a mesma dos ratos).
O mecol doméstico é um animal muito barato (Em média custa uns R$13,00), dócil e amigo do seu dono, que apenas morde uma pessoa se esta machucá-lo ou caso ela esteja com as mão cheirando a comida. Os ratos, camundongos e ratazanas são animais sociais, e não devem ser mantidos a sós, por isso é bom eles terem um companheiro roedor na mesma gaiola. 
Cuidado com o companheiro escolhido, pois se for um casal, prepare-se para ter muitos filhotes por ano, pois a gestação dura em média 22 dias e nascem de 1 à 12 filhotes! A presença de um companheiro roedor não faz com que o animal se relacione ou se apegue menos ao seu dono, como alguns podem pensar.

















-----------------------------------------------------------------------------------------------

ORIGEM

Estes animais são originários da Ásia e Oriente Médio, e provavelmente não existiam na Europa no primeiro milênio da era Cristã.Atualmente é encontrado em todo o mundo nos locais mais hostis, porém , uma das características é que praticamente só existe na presença do homem. São muito ágeis podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito com a cauda.Nadam bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar, a visão é regular. Escapam de gaiolas mal fechadas com grande facilidade.Na natureza vivem em colônias onde há uma hierarquia e uma marcação de território,através da urina, num raio de 50 metros.São em geral dóceis, mas podem ser desconfiados e agressivos, devem ser manuseados com cuidado.


-----------------------------------------------------------------------------------------------
HABITAÇÃO

 Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas. Um aquário de 300 litros está excelente para um grupo de 4. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne que o seu pet escale para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. 


O vidro também permite uma visão excelente de seu mecol a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta Existem outras opções mais caras, as casas de crílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shop .


 O tamanho da base pelo menos 60 cm X 40 cm , mas quanto maior melhor , principalmente se forem colocados vários animais em um só alojamento.
 A superpopulação pode provocar agressividade e canibalismo, caso isto aconteça diminua o número de animais na gaiola. Fundo de arame não é aconselhável pois pode machucar a patinha dos ratos. Pode ser criado em gaiolas com bandeja no fundo ou em aquário de vidro. O fundo forrado com maravalha (lascas finas de madeira) que é barata, devendo ser trocada ao menos uma vez por semana.O fundo da gaiola deve ser coberta com serragem (evite as de cedro ou pinus, que podem ser tóxicas) ou outro material especial para roedores, encontrados nos pet shops. 


Qualquer que seja a forração, esta deve trocada e a gaiola higienizada uma vez por semana.A gaiola (atenção ao espaço entre as grades) ou aquário deve ser grande o suficiente para comportar o tamanho do mecol, e deve ter uma roda de exercícios que nao seja de grades para que ele nao prenda as patas e/ou cauda.
Para os mecols elas não são tão necessárias quanto para o hamster.


-----------------------------------------------------------------------------------------------
AQUISIÇÃO
 Verifique o estado de saúde e de higiene dos animais , antes de comprá-lo. Adquira de criadores conhecidos ou em lojas de pequenos animais. Um animal saudável e geralmente é ativo e curioso. Atenção para os seguintes sinais de doença: dificuldade de respiração, andar cambaleante, espirros excessivos, letargia, olhos opacos ou lacrimejantes, nariz escorrendo, feridas e diarréia.Se o rato que você escolheu não possuir cauda (por sua genética ou por acidente) tenha certeza de que ele caminha normalmente, sem mancar ou perder o equilíbrio. Avalie também a pelagem que deve ser brilhante e sem falhas. Na variedade hairless (sem pelos) a pele deve ser lisa, sem aparência de escamas ou flocos. Passe o dedo da cauda para os ombros do animal para certificar-se de que ele não tem piolhos (pequenos pontos vermelhos)  ou ovos desses parasitas (pequenos pontos brancos). Confira se os incisivos (dentes do rato) estão bem alinhados. Coloque o ouvido no ventre ou costas do animal e tente ouvir se há algum chiado durante a respiração. Passe a mão em todo o corpo do rato, procurando nódulos, o que poderia representar abcessos ou tumores (muito comuns nos ratos Twister). As patas e a cauda devem ser bem formados. Ratos filhotes (2 a 5 semanas) podem beliscar de vez em quando, afinal não são tão dóceis como os adultos que já foram manipulados.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
ALIMENTAÇÃO
É onívoro, mas prefere cereal em grãos.Ratos em geral são gulosos e aceitam tudo que o homem come.alimentam-se tanto de produtos de origem animal como vegetal. Assim a sua dieta deve incluir ração peletizada de qualidade e específica para eles (alimentação básica); verduras escuras, como brócolis, agrião, espinafre, couve, rúcula etc (verduras claras podem provocar diarréia); grãos, como semente de girassol (em pequena quantidade, por ser muito oleosa), aveia em flocos ou com casca, flocos de arroz e de milho sem açúcar, soja torrada, ervilha, trigo, alpiste, barra de cereais para aves, granola sem açúcar, arroz integral seco etc; macarrão cru (alimentos cozidos transformam-se em carboidrato - glicose/açúcar quando metabolizados pelo organismo); frutas diversas (com exceção de frutas cítricas), tais como banana, melão, maçã, pera, morango, pêssego, goiaba etc; e como complemento ração para cães e gatos filhotes que são bastante ricas em proteínas. Alimentam-se de 15 a 20 vezes ao dia. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia. A água deve ser colocada em bebedouros próprios ( de bico) e não em tigelas , os primeiros são mais práticos e higiênicos.O comedouro pode ser grande o suficiente para o mecol entrar nele enquanto come (eles adoram). Neste caso ele deve ser pesado para evitar ser virado. A água pode ser fornecida em bebedouros para hamster (existem no mercado bebedouros com maior capacidade de armazenamento). Apesar de comerem de tudo, os mecols devem ter como base da alimentação uma ração especial para roedores, seja ela extrusada ou mistura de sementes. Eles também podem comer verduras, mas não dê alface, morango, abacate, caroço de maçã e outros. Eles também podem comer gafanhotos, que são fonte de proteína
-----------------------------------------------------------------------------------------------

ALIMENTOS PROIBIDOS
Alguns alimentos podem ser prejudiciais para os ratos. Aqui, estão alguns deles:
Abacate - Folhas, pele, casca e caroço de abacate por conter um ácido tóxico.
Bebidas Gasosas – além do açúcar não ser saudável para os ratos, eles não conseguem arrotar e, portanto, o gás poderá causar desconforto e dor.

Chocolate – por possuir o alcalóide teobromina, pode causar intoxicação, diarréia, náuseas e aumento da frequência urinária, levando a  convulsões, ataque cardíaco, e eventualmente a morte.
Grãos secos de milho – podem conter fungos contaminantes, tais como aflatoxina e fumonisina que podem causar câncer no fígado dos ratos.
Feijão Seco – por conter inibidores da protease, bloqueiam a ação de enzimas necessárias para digerir a proteína.

Banana Verde – contém um amido resistente, difícil de digerir e que pode fermentar no intestino grosso.
Batata – por produzir uma toxina chamada solanina, causa nos ratos distúrbios gastrointestinais e neurológicos, podendo eventualmente levar à morte se ingerida em quantidade suficiente.

Alcaçuz (planta e balas) – o alcaçuz contêm ácido glicirrízico e ácido glicirretínico, que podem aumentar a pressão sanguínea e intoxicar o fígado e sistema cardiovascular dos ratos em doses maiores.
Suco de laranja – contém um hidrocarboneto chamados D-limoneno, o que causa o câncer renal em ratos machos. É bom para as fêmeas, no entanto.

Manteiga de amendoim – extremamente oleosa, pode promover o sufocamento em ratos se ingerida pura.
Batata-doce crua – por conter um inibidor de tripsina, pode bloquear a digestão de proteínas. Se cozida pode ser oferecida em pequena quantidade.

Repolho vermelho – contém tiaminase e pode causar deficiência de vitamina B.
Leite de soja – jamais deve ser administrado a ratos que têm tumores, pois contém precursores dos estrogênios. Se o tumor estiver se desenvolvendo por um motivo hormonal, o leite de soja auxiliará ainda mais no seu desenvolvimento.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
 ACESSÓRIOS
Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. Roedores gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).Apesar de serem um pouco grandes, os mecol gosta da roda para brincar e, também do carro para passear. Este tipo de brinquedo é muito bom para mantê-los em forma.Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.É importante também fornecer ao seu mecol brinquedos de madeira para que ele possa roer, pois como todo roedor, seus dentes crescem constantemente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
REPRODUÇÃO
 twister, como todos os roedores em geral, são muito prolíferos. Começam a se reproduzir a partir de 3 meses de idade, com 8 a 12 gestações por ano, sendo cada ninhada com 7 a 12 filhotes, o período de gestação leva cerca de 3 semanas.A maturidade sexual é atingida aos 2 ou 3 meses de idade. Para a procriação basta juntar um macho e uma fêmea com boas condições de saúde, material para o ninho, alojamento calmo, com espaço , água e ração.Durante o período da amamentação a fêmea e os filhotes devem ser colocados em local calmo e a salvo dos olhares curiosos, separados dos outros animais. Não se deve mexer na gaiola, ou a fêmea poderá abandonar os filhotes, e até mesmo devorá-los. Verifique se há bastante comida e água, mas não limpe o alojamento nesta fase .
-----------------------------------------------------------------------------------------------
MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO
Ambos os sexos marcam território com algumas gotas de urina. Os machos mais do que as fêmeas, mas isso depende da personalidade do rato – mais ou menos dominante. A marcação ocorrerá no viveiro, fora dele e também no corpo das pessoas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
HIGIENE
Os ratos são animais muito limpos e cuidam da higiene várias vezes ao dia. Lambem as patas dianteiras e as esfregam na cabeça, depois lambem e mordiscam as costas, as laterais do corpo e a barriga. A única parte do corpo que os ratos não limpam é a cauda. Logo caberá a você higienizá-la com um pano macio e shampoo apropriado. É bastante comum limparem também seus companheiros, como forma de interação social.  Mas, você poderá banhá-los se por qualquer motivo se sujarem demais. Nesse caso, encha um recipiente com água morna.Tenha um shampoo apropriado e uma toalha à mão. A maioria dos ratos não gostam de se molhar e o seu amigo poderá tentar fugir do banho, escalando o seu braço. Insista com delicadeza, passe shampoo em todo o corpo do animal, evitando a cabeça. Use a própria água do recipiente para enxaguá-lo. Depois enrole-o na toalha e seque-o o máximo possível. Você poderá optar pelo uso de um secador de cabelos. Depois de seco, devolva-o ao viveiro, que deverá estar longe de correntes de ar e baixas temperaturas.Alguns ratos são tão ativos que naturalmente gastam as unhas, outros nem tanto. Nesse caso, elas crescerão o suficiente para provocar arranhões e pequenos ferimentos em sua pele. Se isso não o incomoda, não há necessidade de apará-las. Do contrário, utilize um cortador de unhas para bebês. As unhas do seu rato poderiam desgastar-se naturalmente, mas geralmente o piso do viveiro não contribui para isso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
ROER
Ratos adoram roer. Como seus incisivos não param de crescer, roem constantemente quase tudo. Tudo que estiver ao seu alcance poderá ser roído. E, se não tiverem nada à disposição, esfregarão um dente no outro para desgastá-los .
-----------------------------------------------------------------------------------------------
É IMPORTANTE SABER..
NUNCA permita ao seu mecol o contato com roedores silvestres ou de rua, ou mesmo com um animal que você não sabe se é saudável, pois caso seu animal pegue uma doença (principalmente leptospirose), ele pode passá-la ao seu dono. Ao contrário do hamster, o mecol e o topolino podem pegar uma doença e não morrer logo, assim ele fica transmitindo à outros animais, inclusive à humanos. No hamster este risco é menor, pois ele é mais frágil e já morre um ou dois diasdepois de adoecer gravemente, sendo menor o risco de contágio à humanos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
ORIGEM DO NOME
Assim como o camundongo (Mus musculus) doméstico (doméstico no sentido de animal de estimação) é comumente chamado de topolino, as ratazanas também recebem o nome de Mecol como um jeito de não parecerem tão "nojentas." Como a maioria das pessoas tem repugnância aos ratos, ratazanas, camundongos e cia. foram inventados esses nomes, para não parecerem tão nojentos, mas tanto o mecol (ou twister) quano a ratazana são o mesmo animal, assim como o topolino e o camundongo também são.

11 comentários:

Anônimo disse...

Estava pensando em ter um, quando tempo eles vivem, mais ou menos?

rhanierick alves disse...

Boa noite!
Tenho 2 Twisters, não sei se pelo fato de deixar os 2 muito soltos, eles nunca usaram a rodinha da gaiola, se puder me explicar o porque eu agradeço, queria saber tambem se o pó (banho a seco) é aconselhavel.
Agradeço desde já

bianca thereza disse...

Olá tem alguém de goiania que vende twister , ou tem algum pra doação ?

Nathalia Schmitt disse...

Como posso entrar em contato contigo? Tem algumas informações que estão equivocadas e gostaria de ajudá-lo a corrigi-las.

Qualquer coisa, meu grupo:
https://www.facebook.com/groups/ratterybrasilratostwisters/

Grata.

Rodrigo Maia disse...

oi, eu tenho dois twisters, não possuo roda, tenho medo de quebrar ou machucar o rabo de algum jeito e minha gaiola não tem dois andares, ela é comprida. Isso pode prejudicar o desenvolvimento deles ?
obrigado

Anônimo disse...

galera moro em ribeirão preto e estou com muitos twister gostaria de doalos estão com 15 dias,qem quiser por favor me avise,jessica puga email:jessicaebryan2011@live.com ou (16)34439638.obrigada

JUDAS disse...

ja procurei mas estou me cansando na minha cidade ja me chamaram ate de louco nas lojas de pet shop

Icius disse...

De 2 a 2,5 anos

ツᄊノ刀.アムレム√尺ム丂 dム √ノdム 乇イ乇尺刀ム¹²³Ѽ disse...

O xixi deles causa alguma doença em humanos?

Audrey Souza disse...

Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Ola meu nome é Mayara e comprei um twister...gostaria de saber se eoe transmite alguma doença mesmo sendo de cativeiro

Postar um comentário