COMO DEFINIR OS SEXOS


SEPARANDO OS FILHOTES POR SEXO
A separação dos filhotes por sexo deverá ocorrer ao final sexta semana de vida.
Mas como distinguir machos de fêmeas em ratos tão jovens? Simples.
A distância dos órgãos genitais em relação ao ânus é diferente.


Nos machos a distância entre o pênis e o ânus é maior. Nas fêmeas a distância entre a vagina e o ânus é bem menor. E somente elas possuem tetas.


IMPORTANTE SABER
O macho sempre estará disposto a casalar, mesmo que a fêmea não esteja no cio, mas ela não permitirá. Com a chegada do cio, aí sim a fêmea demonstrará que é chegado o momento, mudando seu comportamento. Inicia-se a partir daí um ritual para demonstração de seu interesse pelo macho. Ela correrá para frente e movimentará as orelhas, sempre atenta para ver se ele a segue. No momento certo, a fêmea arqueará as costas e erguerá a cauda, permitindo a cobertura, que levará apenas alguns segundos.  Algumas tentativas ocorrerão até que finalmente ela ficará prenhe.
O rato Twister estará sexualmente ativo entre 60 e 90 dias de vida, mas isso não significa que estará pronto para procriar. O ideal é aguardar que ele tenha pelo menos 120 dias, no mínimo. As fêmeas entram no cio a cada 4 - 5 dias. A gestação dura entre 21 - 24 dias. Nascerão de 7 a 12 filhotes por ninhada (pelados, surdos e cegos) e 8 a 12 ninhadas por ano.Saiba que assim que as fêmeas dão à luz, logo depois entram novamente no cio. Se houver um novo acasalamento, seus filhotes nascerão durante o período de desmame dos filhotes anteriores. Portanto, entre uma ninhada e outra, deixe-a descansar por pelo menos um mês, pois sucessivas crias estressam e contribuem para o rápido envelhecimento das fêmeas.
Importante! Não toque nos filhotes, não incomode a mãe e nem limpe o viveiro, até o final da segunda semana,
quando os bebês já estiverem com os pelos completamente crescidos. Isso evitará que ela abandone a prole ou até os devore. Ao perceber que a fêmea está prenhe, ofereça a ela papel toalha para a construção do ninho. Reforce sua alimentação até o final da amamentação.


CURIOSIDADES
Ratos machos poderão simular acasalamentos com os companheiros de viveiro e do mesmo sexo para exibir dominância ou mesmo aliviar a tensão. E o mesmo ocorrerá com fêmeas no cio mantidas longe dos machos.
Fêmeas criadas em um mesmo viveiro podem permanecer juntas durante a prenhez e amamentação.
E mais, elas se alternarão nos cuidados com as ninhadas. Até mesmo aquela que não estiver com filhotes auxiliará, funcionando como “babá”.
Os pelos dos filhotes nascem com uma semana de vida, aproximadamente. Ao final da segunda semana seus olhos abrirão.
Dependerão dos cuidados da mãe até a sexta semana, mas poderão ser desmamados quando estiverem ingerindo alimentos sólidos (3ª semana).

10 comentários:

Unknown disse...

Bom.dia o lençol do.meu filho pegou uma bactéria e está com dificuldade de respiração, e cansaço, te tratamento, me ajudem meu filho está muito chateado.

Unknown disse...

desculpe o errei, não é lençol é mecol

Amaral_ disse...

então Rogério esses ratinhos são bem frágeis , quando vem chegando a idade aparecem inúmeros problemas...

Amaral_ disse...

então Rogério esses ratinhos são bem frágeis , quando vem chegando a idade aparecem inúmeros problemas...

Amaral_ disse...

então Rogério esses ratinhos são bem frágeis , quando vem chegando a idade aparecem inúmeros problemas...

Unknown disse...

Até 12 filotes? Aahaha!a minha deu 17!!

Unknown disse...

Até 12 filotes? Aahaha!a minha deu 17!!

Quark Cosméticos disse...

Por favor e o desmame quando pode ser feito?

Ana Paula disse...

A minha deu 15 filhotes

Unknown disse...

Com quanto tempo posso dar os filhotes? A minha deu 16 bebês e ja estão reservados mas não sei com quanto tempo posso entregar

Postar um comentário